Midiacode PTBR

Como um app mobile pode ajudar a sua associação a aumentar a receita!

Aumentar a receita é um objetivo que toda associação quer alcançar. Vamos ser honestos, qual associação pode prescindir de aumento de receita? Com mais recursos, mais benefícios poderão alcançar os associados e, consequentemente, a sociedade como um todo.

Associações, assim como toda e qualquer instituição, dependem de receita para funcionar. No entanto, ao contrário de outras empresas, gerar receita em associações pode ser uma tarefa muito mais difícil, principalmente pelo caráter “sem fins lucrativos” que a maioria delas sustenta.

Também, quando se trata de aumento de receita, a associação não quer que seus associados recebam sempre a fatura. De acordo com o Relatório Referência de Marketing de Associativismo de 2015, da Marketing General, 22% das associações pesquisadas cobram anuidades de seus associados. Na mesma pesquisa, 57% afirmaram que cobram “quando necessário”, mostrando que deve-se evitar ao máximo onerar o associado. Quanto mais benefícios os associados perceberem, em detrimento de menores investimentos, mais atrativa será a associação e mais membros ela terá. Isso gera um ciclo virtuoso, onde a associação cresce organicamente e numa ascendente constante.

Embora o aumento das quotas dos associados seja por vezes necessário e possa aumentar a receita, esse movimento é sempre uma bandeira amarela para os seus membros atuais e até mesmo para os potenciais. Se seus associados se acostumarem a pagar um determinado valor, você poderá começar a perdê-los quando esse preço for aumentando a cada novidade.

 

Então, como, na prática, você pode combater isso?

Considere rotas de receita alternativas que não sejam as anualidades (ou mensalidades), como aplicativos móveis para associações, por exemplo.

Sim, os aplicativos para dispositivos móveis que todos conhecemos e amamos podem, na verdade, se tornar uma fonte valiosa de receita para sua associação. Assim, se estiver procurando gerar mais receita e quiser manter os membros satisfeitos no processo, a criação de um app para dispositivos móveis poderá ser uma excelente solução para você.

 

Mas por onde começar?

Estamos apresentando aqui um resumo de como os aplicativos móveis para associações podem aumentar suas receitas e também o engajamento dos membros.

Se você considera a possibilidade de criar um aplicativo próprio para sua associação, veja o que deve saber…

 

Por que aplicativos móveis?

Você pode estar se perguntando por que aplicativos móveis? Eles realmente trazem muita receita? E como eles atrairão o público para minha associação?

Essas são todas perguntas muito boas que podem ser respondidas em uma simples declaração: O poder do dispositivo móvel.

De acordo com o SmartInsights, os usuários gastam em média 69% do tempo de mídia em smartphones.

Além disso, mais de 80% dos minutos de celular em todos os mercados são gastos em aplicativos. É isso mesmo, mais de três quartos do tempo de uso dos smartphones são gastos usando aplicativos, e um deles pode ser o aplicativo da sua associação.

Há um tempo havia dúvidas que incomodavam os gestores:

  • Será que as pessoas vão querer instalar mais um app?
  • Ninguém gosta de ter muitos apps no celular!
  • Pesquisas mostram que as pessoas usam no máximo 10-12 apps em seus smartphones
  • Dentre outras

Ocorre que hoje a grande maioria das instituições já criou ou está criando suas experiências mobile para seus públicos. Isso por um motivo muito simples: se todos estão usando tanto tempo de suas vidas nessa mídia, temos que estar nela!

As empresas e instituições usam de estratégias diferentes para servir seus stakeholders com uma experiência mobile. Algumas criam sites mobile, outras usam mais redes sociais, mas ter seu próprio app traz vantagens que sobrepujam todas estas outras estratégias, em muito! Por que? Como? Isso será matéria para meu próximo artigo.

Se você já pensou na ideia de criar um aplicativo para sua associação, não há melhor momento para começar. Esperar por mais tempo pode resultar em oportunidades perdidas com novos membros e com os atuais.

Acima de tudo, ter um aplicativo para dispositivos móveis (independentemente de suas funcionalidades) pode fazer com que os membros que aderirem ao app se tornem mais ativos com sua associação. Engajamento de associados, nessa ‘economia da atenção’ que vivemos, é um grande desafio. Encontrar os assuntos que estão permeando a mente deles e entregar conteúdos que vão fazer diferença para o desempenho de suas empresas é a missão de toda instituição. Mas como fazer isso sem tecnologia? Como fazer isso sem um aplicativo?

Como os aplicativos possuem uma interface mais atraente, adaptada para telas pequenas e entregam informações em menor tempo, sem a espera da carga dos sites, busca, navegação etc que um website para dispositivos móveis traz, os usuários encontrarão no aplicativo uma forma mais conveniente de se relacionar com a associação e seus relevantes conteúdos. Portanto, os associados usarão os serviços da associação com mais frequência. Isso resulta em um maior envolvimento com sua associação, o que provavelmente resultará em um aumento nas futuras renovações exatamente porque o associado enxerga mais claramente e mais frequentemente o valor de estar associado.

Por isso afirmamos que um aplicativo para dispositivos móveis é a solução e o caminho certo para associações que buscam realmente fazer diferença no universo dos dispositivos móveis e que buscam aumentar o engajamento de seus associados.

Mas como o seu aplicativo para dispositivos móveis pode aumentar a receita da sua associação? Vamos analisar alguns métodos de receita que você pode (e deve) considerar ao criar um aplicativo para dispositivos móveis.

 

Aplicativos para celular e anúncios

A propaganda, aplicada adequadamente, é uma solução poderosa para associações que buscam aumentar a receita. Não estamos falando de mercantilizar a relação com seus associados de forma indiscriminada. Existem maneiras equilibradas de se operar propaganda numa associação e muitas delas vão fazer seu associado mais satisfeito com seu trabalho, exatamente por você fornecer a ele soluções que facilitam suas vidas e a busca por melhor desempenho, por mais resultados.

Certamente você já usa a propaganda como fonte de receita e como serviço a seus associados, como por exemplo em eventos (os estandes, patrocinadores etc), anúncios em revistas da associação, encontros, workshops e rodadas de negócios, dentre outras.

Mas você sabia que seu aplicativo para dispositivos móveis também pode (e deve) gerar receita de anúncios para sua associação? Sim, você pode hospedar anúncios em seu aplicativo móvel de associações e coletar receita de empresas que desejam promover sua marca.

A Moby Affiliates afirma que anúncios display em aplicativos para celular irão gerar receitas de quase US $ 9 bilhões até o ano 2020. Por isso, anunciantes concentram suas energias em campanhas publicitárias nos aplicativos para dispositivos móveis. Sua associação, por ter um público cativo pode com certeza captar parte deste investimento, tendo seu próprio canal de contato com os associados, seu app!

É claro que hospedar anúncios no seu app  pode gerar uma receita muito relevante. Mas como você deve hospedar esses anúncios? Para começar, tem que ter certeza de que os anúncios que irá mostrar em seu app se relacionam com seus membros e suas necessidades. Por exemplo, se sua associação se concentra na saúde de seus membros, você não deseja hospedar anúncios de restaurantes de fast food ou de qualquer outro produto que não aponte para essa lógica. Certifique-se de que os anúncios que você hospeda estejam diretamente relacionados à missão e às crenças da sua associação.

Para que os anúncios funcionem para sua associação, primeiro você precisa garantir que haja um público-alvo significativo usando seu app. Sem tráfego, as empresas não vão querer anunciar no seu aplicativo. Essa realidade reforça o senso de emergência na criação de seu próprio app porque é muito difícil que uma associação alcance um número gigante de usuários logo nos primeiros meses. É necessário uma estratégia de longo prazo para a formação da sua própria base. Eventos, treinamentos e conteúdos colecionáveis e de alta importância para os associados são estratégias que ajudam você a abreviar a formação de uma base de usuários relevante para que anunciantes busquem seu app como opção de mídia. Portanto,

  • promova seu aplicativo para os membros;
  • envie e-mails convidando os associados a instalarem o seu app e dê conteúdos relevantes a eles priorizando este novo canal;
  • promova seu app consistentemente em postagens de blogs, atualizações de mídia social ou qualquer outro canal relevante;
  • fale sobre ele em todas as reuniões, todos os comitês e faça com que engrenagens da associação funcionem mais facilmente através do app.

 

Conteúdos patrocinados

Muitas empresas que querem vender produtos e serviços para seus associados possuem conteúdos muito relevantes que podem ajudar as instituições e empresas ligadas a vocês a melhorarem seu desempenho, evitarem pagamento de impostos indevidos, melhorarem a qualidade de vida de seus funcionários, evitarem litígios, dentre inúmeros outros assuntos.

Como estas empresas (patrocinadoras) estudam muito as temáticas que mais suportam suas vendas, elas podem oferecer conteúdos patrocinados a seus associados. É uma estratégia boa para esses anunciantes e muito boa para a associação também. É conteúdo e receitas vindo num pacote só.

A própria associação pode ter pesquisas e estudos que precisam ser patrocinados para que aconteçam e, quando possuem um canal próprio de divulgação deste conteúdo relevante para um público extremamente qualificado, os potenciais patrocinadores ficam muito mais inclinados a fecharem uma cota com sua associação.

 

Compras dentro do aplicativo

Outra forma de aumentar a receita usando o aplicativo para dispositivos móveis da sua associação lida com o conceito de compras no aplicativo.

É provável que você tenha experimentado diretamente as opções de compra em aplicativos antes. Muitos oferecem opções especiais que só podem ser acessadas mediante o pagamento de uma taxa. Dessa forma, os usuários têm a opção de usar uma versão gratuita ou pagar por uma variedade de recursos extras. Sua associação pode adotar essa técnica em seu aplicativo. Não importa se seu app é apenas para membros, ou um aplicativo da comunidade que busca aumentar a conscientização sobre sua missão, as compras no aplicativo podem ser incorporadas.

Pense no aplicativo da sua associação como uma plataforma que atende todo o mercado, de membros e não membros da sua associação. A partir dessa base, você pode conquistar novos membros, oferecer serviços avulsos a não membros, oferecer serviços especializados a membros e várias outras possibilidades possíveis, a partir dessas.

Seu aplicativo em si pode ser um download gratuito – quase uma versão “freemium” para o público. Isso traz uma grande variedade de públicos-alvo, procurando interagir e se beneficiar da conveniência de um aplicativo para dispositivos móveis focado no mercado da sua associação. No entanto, você pode ter recursos exclusivos e cobrar por eles. Chamar essas opções de “serviços premium” não apenas atrairá os associados, mas criará um valor maior para esses serviços.

Então, quais opções devem ser premium e o que deve ser gratuito?

Para os membros, você deve se desviar da cobrança de opções pelas quais eles já pagam. Eles devem ter permissão para acessar suas informações, visualizar benefícios, comunicar-se com outros membros e usar qualquer outro recurso básico sem taxa.

No entanto, você pode usar seu aplicativo para cobrar de não membros a utilização de serviços que os atuais possam obter ‘gratuitamente’. Isso não só aumenta a receita da sua associação, mas também oferece aos não membros uma amostra grátis intensiva sobre como sua associação pode trabalhar para eles, caso se associem.

Naturalmente que a proposição de valor deve valorizar a opção de associar-se, em detrimento de usar serviços avulsos.

Não perca oportunidades de aumentar a receita com seu app. Considere adicionar compras no aplicativo e fazer com que seu público pague por uma experiência móvel exclusiva e relevante.

 

Big Data e Analytics

Nas últimas décadas, aumentou muito a importância da inteligência de negócios, a análise de dados e a certeza do interesse do público nos conteúdos e anúncios das suas mídias. E esse é também um fator que ajuda a associação a aumentar suas receitas. Isso porque você não irá somente entregar o anúncio ou o patrocínio, mas também as estatísticas e dados que permitirão à empresa ou instituição parceira visualizar inteligentemente o que realmente é relevante para o público e o que não é.

As boas plataformas de aplicações móveis fornecem automaticamente os números e as comparações entre campanhas e conteúdos para que os tomadores de decisão, tanto da sua associação, quanto do anunciante (ou patrocinador) possam escolher diligentemente as ações que mais irão trazer resultado para a instituição que representam.

 

Faça o seu aplicativo ser relevante

Por último, mas certamente não menos importante, queremos abordar a importância de uma boa experiência com a sua plataforma mobile. Isso vale muito para os usuários finais, mas também para você que irá alimentar de conteúdo a plataforma.

Esse trabalho extra tem que ser fácil e intuitivo. Se não for, você vai começar a usar a plataforma mobile e rapidamente irá abandoná-la, pois os problemas do dia-a-dia irão consumir seu tempo de forma que as ações relacionadas ao app ficarão em segundo plano.

Nem todos os aplicativos são iguais. Todos eles ostentam funções diferentes, têm marcas diferentes e vêm de designers diferentes. No entanto, quando se trata do seu aplicativo, o design e a boa experiência do usuário são fundamentais. Você quer ter certeza de que o design do seu app atende a padrões universais de qualidade e usabilidade. Chamamos isso de design universal. Ou seja, qualquer pessoa do mundo que for usar a aplicação irá reconhecer a beleza da interface, a facilidade de uso e irá sentir que é mais conveniente acessar as informações pelo app do que pelo site ou outra mídia.

Deve haver também um alinhamento entre a linguagem visual da associação como um todo, seu site, o visual de suas apresentações e o aplicativo. Isso fará com que o público-alvo da associação encontre uma linguagem coesa entre as diversas mídias.

Evite aplicativos que trazem um visual pobre e provinciano, o que fatalmente faria com que as pessoas evitassem de mantê-lo instalado em seus smartphones.

Um aplicativo para dispositivos móveis fácil de usar fará com que os membros fiquem felizes e dispostos a usar com mais frequência, aumentando sua chance de obter uma receita séria com seu app.

Se sua associação está pensando em fazer um aplicativo para dispositivos móveis para aumentar a receita e o engajamento dos associados, esperamos que essas dicas tenham ajudado.

Considere incorporar a criação de um app à estratégia de receita da sua associação e veja como ele pode aumentar sua receita em geral, afinal, o mundo é mobile. Todo mundo está com esse equipamento à mão. Provavelmente o seu está bem aí do seu lado, ou até mesmo, você esteja lendo este artigo por ele.

No metrô todos estão usando, nos shoppings, nas empresas, em todos os lugares. Isso é um fenômeno antropológico e não deve mudar no curto prazo. Cabe aos bons gestores enxergarem esse fenômeno como oportunidade e encontrarem seu espaço cativo dentro desses mini computadores portáteis chamados de smartphones.
Este artigo foi adaptado para o Brasil e para o português, do original em inglês de Audra Hopkins, da Web Scribble, uma empresa de software especializada em Job Boards. 

 

Acesse o original clicando aqui.

 

Salve esse conteúdo capturando o QR Code abaixo com o app Midiacode.