Tenho certeza que você já viu esses quadradinhos para pagamento, doação em lives, ativação do WhatsApp no computador. Não é mesmo? Nesse artigo vou explorar em mais detalhes o que são essas imagens, o potencial de uso e como você também pode usar.
Esses quadradinhos é um QR Code. Atualmente muito usado para facilitar os pagamentos sem cartão e sem contato. Mas o potencial é muito maior.
Na prática o QR Code é muito similar ao código de barras – os usados nos produtos para registro rápido no caixa do supermercado e nos boletos. O código de barras é uma sequencia numérica ou alfanumérica representada visualmente por barras. Isso permite que um dispositivo “tire foto” dessas barras e converta no número correspondente. Essa representação visual é 1D, isto é, possui somente 1 dimensão.
O QR Code funciona de forma muito similar. Porém, é um código 2D – de duas dimensões. O QR Code traz algumas vantagens em relação ao código de barras, como:
Dito isso, você já percebeu que é possível colocar um texto num QR Code que qualquer smartphone tem a capacidade de escanear ou ler. Atualmente, a grande maioria da câmeras de celular nativas para Android ou iOS conseguem ler o QR Code.
Até um pouco antes de 2018 você via uso do QR Code somente para entregar links ou URLs. Link para baixar um aplicativo, página do facebook, para o site de uma campanha publicitária, etc. Ainda é muito usada dessa forma e com certeza a principal.
Mas hoje você já vê o uso também para facilitar o pagamento sem cartão de crédito. O PagSeguro, Mercado Pago, PicPay, Cielo, Caixa são alguns exemplos que já fazem o uso do QR Code para pagamento.
Outro uso crescente é para confirmar uma conta ou autenticação em serviços digitais. Para você usar o WhatsApp no computador você precisa escanear o QR Code com seu smartphone. Essa etapa aumenta a segurança. Várias outras empresas já estam fazendo a mesma coisa como um fator adicional de autenticação em logins. A senha textual caminha para um decrescente uso.
Você já percebeu que o QR Code é bem versátil, né?
Veja só outros usos:
A tendência do uso do QR Code só vai aumentar com as ações de retomada do novo normal. Principalmente por que o QR Code ajuda nas ações do dia-a-dia sem exigir contato com as coisas, reduzindo os vetores de contágio.
Veja abaixo o interesse medido pelo Google Trends nos últimos 5 anos. A linha azul é o termo “qr code”. E na linha vermelha é o assunto “Código QR”. Até final de 2019 o interesse era relativamente estável, mas desde o início de 2020 explodiu as buscas atingindo o pico mais recentemente.
Definitivamente o QR Code veio para ficar. E você, como vai usar o QR Code na sua vida e na sua empresa?
Experimente agora mesmo e crie seu QR Code de graça.